Por que não nos contentamos com a enormidade que é perceber que tudo é contingente – isto é, livre, tragicamente livre – e que a…
Deixe um comentárioCategoria: Filosofia
Movimento e vida
Pensar o infinito como simultâneo e o finito como sucessivo é a chave para o salto que será dado por Descartes ao perceber que a…
Deixe um comentárioA coisa em si kantiana
O que é afinal a “coisa em si” kantiana? E por que ela seria inacessível? Ou mais até: como é possível dizer que algo inacessível…
Deixe um comentárioO ser se diz de muitos modos 5
A luz, o ar, a comida, os afetos – tudo isso nos vem de fora – do Mundo. A alienação sensorial do mundo, é o…
Deixe um comentárioO ser se diz de muitos modos 4
“É perfeitamente possível, portanto, descrever a perspectiva do senso comum, sem recorrer às idéias de dogmatismo ou de ingenuidade. Podemos perfeitamente entender a operação de…
Deixe um comentárioO ser se diz de muitos modos 3
O Ser nos aparece com uma teia de relações que abarca o cosmos, absolutamente simultânea e incessante. Por isso, nas Meditações de Descartes, quando elimino…
Deixe um comentárioO ser se diz de muitos modos 2
Volto à entrevista de Miguel Nicolelis comentada em Groucho Marx e a epistemologia kantiana: há em sua fala uma contradição implícita, eu diria mesmo uma…
Deixe um comentárioO ser se diz de muitos modos 1
Este é um série de cinco posts mais ou menos longos mas divididos em trechos curtos e mais ou menos autônomos. Há portanto vários pontos…
3 comentáriosGroucho Marx e o kantismo na ciência
O professor Miguel Nicolelis deu uma entrevista a O Globo em que resume as ideias básicas do livro que acaba de lançar sobre epistemologia e…
3 comentáriosIn what sense is the Tao real?
Some might claim that the Tao can be known only by mystical experience. Just what is mystical experience? Almost everyone knows what is meant by…
Deixe um comentário